Quando o assunto é o acabamento ou mesmo a reforma em se tratando dos pisos, a cerâmica e o porcelanato são os preferidos, mas será que você sabe realmente a diferença entre eles?
Fizemos essa publicação para você não ter mais dúvidas na hora de escolher o seu piso e fazer o melhor investimento sem medo de errar.
O Porcelanato é um material que tem resistência muito boa em relação a cerâmica e apresenta uma aparência melhor do seu acabamento. Ele tem maior durabilidade por conta da sua forma de fabricação, por isso é indicado para ser aplicado em locais onde existe um tráfego grande de pessoas. Além disso também é muito conveniente para locais mais úmidos porque possui pouca porosidade, o que faz com que absorva pouca ou nada de água.
As principais vantagens de utilizar esse material é a praticidade que ele oferece em relação a sua limpeza. Também tem grande resistência contra riscos, trincados, manchas, durabilidade e uma grande variedade de estilos, tamanhos, cores e texturas.
Apesar de possuir várias vantagens esse piso é comumente mais liso que outros, com exceção de modelos antiderrapantes próprios, além de não ser isolante térmico e ter um custo mais elevado por conta do material de alta qualidade utilizado na sua fabricação.
Já a cerâmica possui um método de fabricação mais simples e com materiais comuns.
Esse processo mais comum a torna uma opção mais econômica em relação ao Porcelanato. Por conta do material simples utilizado na sua fabricação ela possui uma durabilidade inferior, além disso é um material mais poroso, ou seja, acaba absorvendo mais umidade.
Mesmo assim ainda é muito procurada pela sua grande variedade de tamanhos, cores e pelo seu custo mais acessível.
Resumindo, a principal diferença entre porcelanatos e cerâmicas está na sua produção, enquanto a cerâmica é uma mistura feita com argila, prensada e queimada, o porcelanato possui um processo diferente onde é utilizado materiais de maior qualidade, por isso a cerâmica tem menor valor, porém também menor qualidade enquanto o porcelanato possui maior qualidade, mas com um valor elevado.
E aí, entendeu a diferença entre os dois? Agora você já pode construir ou reformar sem medo na hora de escolher entre os seus pisos.